XXXIV Semana do Tempo Comum, segunda-feira
Lc 21, 1-4
O Senhor vê. Vê o coração de cada homem, vê a sua sinceridade e humildade, vê a generosidade de sua doação, vê a sua confiança e entrega.
Não está interessado, propriamente, naquilo que se dá, mas no amor e na confiança com que se dá.
Pois, diante dEle, somos todos indigentes. É Ele, o Senhor, quem enriquece a oferta, tornando-a agradável e valiosa aos olhos do Pai.
Por isso é que Jesus pôde dizer que a pequena oferta da viúva foi maior que as ofertas dos demais. Pois foi uma oferta cheia de amor e de confiança, um dom total da própria vida.
Deus vê e vê tudo em profundidade. Nada Lhe está oculto. Ele não se deixa enganar pelo que aparentamos, nem se "vende" por nossos bens. O que pode uma simples criatura dar ao seu Criador? Como pode um miserável pretender enriquecer Aquele que é o Senhor de tudo, o Rei do universo?
De coração contrito e humilde, conscientes de nossos pecados e tendo diante dos olhos o juízo inescapável de Deus, coloquemos nas mãos de nosso Senhor, por meio da Santíssima Virgem Maria, tudo (e o nada) que somos e temos. E Ele nos enriquecerá para a eternidade no Reino dos Céus.