domingo, 16 de maio de 2010

VII Domingo do Tempo Pascal, Solenidade da Ascensão do Senhor – Lc 24, 46-53

"Vós sereis testemunhas de tudo isso"

Os discípulos de Jesus Cristo são chamados a ser testemunhas de Sua Paixão, Morte e Ressureição (Ele morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação): vós sereis testemunhas de tudo isso.

A ordem do Senhor é compreensível, se pensarmos que Ele logo subiria ao Céu, voltaria para o Pai e deixaria conosco Sua presença espiritual, não estando mais fisicamente presente entre nós com Seu Corpo (exceto pela Eucaristia, onde Jesus Cristo está real e substancialmente presente, em Corpo e Sangue, Alma e Divindade).

Mas essa ordem – ser testemunhas da salvação realizada por Cristo em favor de todos e de cada um de nós – estende-se aos discípulos do Senhor também hoje. Como, porém, testemunhar o que não vimos com nossos próprios olhos?

Aí reside a importância da Tradição Apostólica. Os apóstolos foram as testemunhas oculares, que transmitiram fielmente as palavras e os fatos da vida do Senhor (a começar pelo centro da obra da Redenção – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus), transmissão essa que primeiro foi oral – a pregação e o ensino dos apóstolos – e depois foi colocada por escrito – os Evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João e os demais escritos que compõe o Novo Testamento.

Nós, hoje, temos esse testemunho dos apóstolos e, pela força do Espírito Santo que nos enviado pelo Senhor depois que voltou para o Pai, continuamos a transmiti-lo tal qual o recebemos, conforme o mandato do Senhor, geração após geração, desde aqueles dias em que Jesus subiu ao Céu até o fim dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...