domingo, 5 de dezembro de 2010

II Domingo do Tempo do Advento – Mt 3, 1-12

"Produzi frutos que provem a vossa conversão"

Com a promessa do Messias na primeira leitura de hoje (Is 11, 1-10) e a descrição dos bens que a Sua vinda há de trazer, introduz-se também a condição para receber esses frutos e bênçãos de Deus – a justiça, a ordem justa de que fala o profeta virá, mas para os humildes e pacíficos. O homem mau será destruído com o sopro dos lábios de Deus.

São Paulo, já na perspectiva da última vinda do Senhor (pois já se concretizara a primeira), afirma (Rm 15, 4-9) que as promessas ao Povo de Israel já foram cumpridas e que podemos ter firme esperança, desde que tenhamos constância e busquemos o conforto espiritual das Escrituras, que existem para nossa instrução.

E aparece no Evangelho a figura do Precursor, João Batista, aquele que prepara o caminho do Senhor. Ele anuncia que a chegada do Messias está bem próxima e que é preciso converter-se para poder recebê-lo. É João quem anuncia que a conversão está no coração mais que nas palavras e que a verdadeira conversão é aquela que produz frutos para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...