quinta-feira, 12 de março de 2015

"Quem não está comigo, está contra Mim"

III Semana do Tempo da Quaresma, quinta-feira
Lc 11, 14-23

* "Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar (...)"
Toda a criação proclama as maravilhas de Deus. Mas o ser humano, escravizado pelo demônio, emudeceu e tornou-se incapaz de fazê-lo. Quando o Senhor veio e libertou o homem do jugo do diabo, tornou-lhe possível, enfim, proclamar, como obra-prima da criação, os louvores do Senhor, Sua grandeza e Sua infinita misericórdia. Como diz o Salmo 117, "isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos".

* "Se é pelo dedo de Deus (...), então chegou para vós o Reino de Deus"
Só há dois senhores: o verdadeiro Senhor de todas as coisas, que é Deus Todo-poderoso, o Senhor dos Exércitos; e o falso senhor, Satanás, usurpador fracassado e vencido, eternamente frustrado em seus intentos, castigado por Deus e humilhado.
O homem não é senhor de nada, nem de si mesmo. Toda pretensão e tentativa de autonomia do ser humano está destinada à frustração e ao fracasso. O que cabe a cada pessoa é a escolha do senhor ao qual servirá. Pois há de servir, sem dúvida, a um ou a outro.
Em primeiro lugar, pois, o Reino de Deus se estabelece no coração do homem. Jesus Cristo deu fim ao domínio do diabo sobre a Sua criação e sobre o ser humano que criara à Sua imagem e semelhança. Agora que o Senhor - o Reino de Deus - já veio, é preciso que cada um, livremente, escolha deixar que Ele, Jesus, estabeleça sobre si o Seu senhorio, o Seu reinado.

* "Quem não está comigo, está contra Mim. Quem não recolhe comigo, dispersa"
Nosso Senhor Jesus Cristo é o "homem mais forte" que vence o demônio e toma o que estava em sua posse (a criação e a humanidade).
Mas, novamente é preciso dizer, cabe a cada um escolher a quem servirá. Aquele que se submeter ao senhorio de Jesus Cristo receberá uma coroa de glória e reinará, com Ele, no Reino dos Céus. E o que escolher servir ao demônio, inimigo de Deus, acreditando na mentira das glórias desta vida e na ilusão de reinar sobre a terra e sobre seu próprio destino, esse rastejará para sempre sobre o lodo e a imundície no inferno, sob as patas de Satanás, onde só há trevas, "choro e ranger de dentes".
Não há meio termo na escolha entre servir a Deus ou ao diabo. Não há uma terceira opção e não se pode fugir: quem se recusa a escolher, em realidade já fez sua escolha, que é a pior possível.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...