sábado, 2 de agosto de 2014

O Justo Perseguido

XVII Semana do Tempo Comum, sábado
Mt 14, 1-12 / Jr 26, 11-16.24


Na leitura, no salmo e no Evangelho proclamados hoje, um ponto em comum: o justo perseguido. Tendo em mente que, para as Sagradas Escrituras, justo é aquele que serve ao Senhor Deus e faz a Sua Vontade, precisamos também considerar que os justos perseguidos que nos são apresentados são também profetas: Jeremias e João Batista.
Tanto um quanto outro denunciaram as infidelidades do povo da Antiga Aliança para com Deus: a idolatria e a imoralidade. E exortaram o povo a arrepender-se de suas más ações e voltar para Deus de todo o coração, com lágrimas de arrependimento, jejum e penitência.
Poucos, porém, os ouviram. Jeremias e João Batista, profetas de Deus cada qual em seu tempo, foram odiados, perseguidos, presos e mortos. E não apenas pelos poderosos, como a Escritura deixa claro. Na história de Jeremias, vemos com clareza que o povo todo queria matá-lo, por causa de suas palavras inconvenientes. Quanto a João Batista, é Nosso Senhor Jesus Cristo quem denuncia que, embora alguns se tivessem arrependido de seus pecados pela sua pregação, a maioria considerava João Batista austero demais e não quis ouvi-lo.
A exemplo da vida destes profetas, perseguidos, mas que nunca voltaram atrás em sua fidelidade e serviço a Deus, devemos procurar perseverar, ainda que seja necessário suportar, da parte dos demais, incompreensão, estranheza, calúnias e até perseguições mais duras, como tantos irmãos nossos suportam hoje no Oriente Médio, na África e na Ásia, chegando até mesmo a morrer por amor de Nosso Senhor.
Pois a própria vida daquele que deseja servir a Deus é um incômodo para os que não querem conformar-se às exigências do Evangelho. Já dizia São Paulo que todos os que queiram viver piedosamente em Cristo deverão suportar perseguições.
Guardemos no coração, para nosso conforto e esperança, as palavras de Cristo: no mundo tereis tribulações, mas, tende confiança, Eu venci o mundo. De fato, Jeremias e João Batista morreram e seus inimigos pareceram triunfar sobre eles. Mas a quem foi reservada e quem recebeu, de fato, uma coroa de glória imperecível? Os profetas do Senhor ou os seus perseguidores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...