segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"POR MIM E POR TI"

XIX Semana do Tempo Comum, segunda-feira
Mt 17, 22-27


Vemos que imensa é a Misericórdia do Senhor, que hoje diz a Pedro que pague, com moeda encontrada na boca do peixe, "por Mim e por ti".
O que é esse peixe que carrega o pagamento mais do que suficiente em sua boca, senão um sinal do próprio Senhor Jesus? Pois Ele, Senhor e Deus, quis fazer-Se um conosco e pecado por nós, satisfazendo a justiça por Si e por toda a humanidade, cada um de nós.
Pedro, aqui, é figura da humanidade, devedora do tributo ao Senhor do Templo.
No entanto, como pode a humanidade pagar alguma coisa a Deus? Como pode um miserável tirar alguma riqueza de sua miséria? Como poderíamos nós, que somos pó e cinza, pagar a dívida contraída pelo pecado e, assim, cumprir toda a justiça?
Jesus socorreu a Pedro. E socorreu a todos nós. Movido por infinita Misericórdia, o Senhor vem em socorro daqueles mesmos que O rejeitaram por sua desobediência, nós, os rebeldes pretensiosos que julgamos poder existir e viver sem Deus.
Que o Senhor se digne derramar, hoje, sobre nós, um espírito de verdadeira contrição. E nós, olhando para a Sua Cruz, sinal extremo de Seu Amor, nos saibamos entristecer por aquilo que causaram os nossos pecados, a nossa rebeldia. Seja grande a dor do arrependimento, para mover-nos hoje e todos os dias de nossas vidas ao amor de Deus e ao Seu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...