sábado, 13 de outubro de 2012

Felizes os que ouvem a Palavra de Deus

XXVII Semana do Tempo Comum, sábado
Lc 11, 27-28


Quem é feliz, em primeiro lugar, senão Maria, a humilde serva do Senhor (cf. Lc 1, 38)? Quem mais do que ela ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática?
Não foi, de outro modo, o que disse Isabel a respeito de Maria, quando foi por ela visitada? Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido (Lc 1, 45). É o que canta ela mesma, em seu cântico de louvor ao Senhor: doravante as gerações todas me chamarão bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 48).
Não podemos ler as palavras do Evangelho de hoje como reprovação ou ofensa à Maria, da parte de Jesus, mas engrandecimento.
O que o Senhor faz, em primeiro lugar, é restaurar a ordem das coisas, colocando em seu devido lugar o vínculo biológico. Em primeiro plano, de modo superior, deve estar o vínculo espiritual. Pois a felicidade de Maria, Senhora nossa, não consiste em ter dado à luz ao Salvador; antes de tudo, Maria é feliz porque ouviu da parte de Deus a Sua Vontade a seu respeito e, em tudo e de modo perfeito, obedeceu.
Tendo-se colocado como serva, escrava do Senhor, foi exaltada acima de todas as criaturas por Aquele que depõe os poderosos de seus tronos e eleva os humildes (cf. Lc 1, 52). Por isso todos nós cumprimos a profecia do Magnificat quando dizemos, com alegria e com justiça: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre, Jesus (cf. Lc 1, 42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...