quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"... praticar isso sem deixar de lado aquilo"

XXVIII Semana do Tempo Comum, quarta-feira
Memória de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir
Lc 11, 42-46


O que é mais importante? "A justiça e o amor de Deus". Mas pagar o dízimo, para o sustento da casa do Senhor, e observar os demais preceitos da Lei de Deus, isso também é importante.
Nosso Senhor critica o legalismo farisaico, vazio de amor e de fé verdadeiros, que faz da observância da Lei de Deus um mero ritualismo, crendo que o cumprimento dos preceitos é suficiente, ainda que o amor de Deus e o desejo de uma verdadeira conversão estejam ausentes.
Então, o que Deus espera de nós? Não quer que cumpramos os Seus Mandamentos? Certamente que sim. Mas não foi o próprio Senhor que resumiu toda a Lei e os Profetas no amor de Deus sobre todas as coisas e no amor ao próximo como a nós mesmos? É preciso, pois, cumprir os Mandamentos, mas fundamentar isso na verdadeira conversão do coração a Deus. Porque, conforme as palavras do salmo: "um coração contrito e humilde, ó Deus, tu não desprezas".
Se nos apresentarmos diante do Senhor como perfeitos cumpridores de Sua Lei, Ele poderá, talvez, responder-nos como ao jovem (rico de muitas coisas, mas ainda pobre para Deus): "uma só coisa te falta"... E, quem sabe, isso que nos falta seja exatamente o mais importante: dar-Lhe por inteiro um coração cheio de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...