segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O VERDADEIRO ALIMENTO DE NOSSAS ALMAS

XVIII Semana do Tempo Comum, segunda-feira
Mt 14, 13-21

Só da Igreja podemos receber o verdadeiro alimento de nossas almas, Jesus Cristo vivo na Eucaristia. Pois o Senhor não alimenta a multidão, senão por meio dos discípulos. Só a eles cabe distribuir ao povo o pão multiplicado por Jesus.
O mundo pode fornecer o alimento que mata a fome do corpo, mas só do Senhor podemos receber, por meio de Sua Igreja, a comida que sacia a alma e sustenta para a eternidade. Por isso é que Jesus manda aos discípulos alimentarem a multidão e não permite que a dispersem para irem aos povoados buscar o que comer.
***
Do aparente deserto, isto é, dos poucos recursos e possibilidades humanas, o Senhor faz muito, se colocarmos tudo à Sua disposição, com generosidade e sem receios ou reservas. Assim, de cinco pães e dois peixes, Ele alimentou a todos os milhares que foram escutá-lO.
Do mesmo modo, de nossa miséria Deus fará grandes milagres, se a Ele entregarmos tudo, sem reservar nada para nós e com o coração alegre.
***
O texto do Evangelho é claro: o Senhor entrega a Eucaristia a Seus discípulos para que alimentem o povo. Só aos ministros ordenados, os sacerdotes - padres e bispos - cabe alimentar o Povo de Deus com o Pão da Vida que é o Cristo Eucarístico.
Aos leigos, no entanto, na medida de suas possibilidades e de sua criatividade, cabe promover o sustento e a melhoria das condições dos irmãos necessitados, de modo que nada lhes falte 
Assim, na Igreja, a cada um o que lhe é determinado por Deus, em ordem à caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...