"De muitos outros modos João anunciava a boa nova"
Qual é a boa nova? É a nova, a notícia de que o Messias prometido, o Salvador anunciado há incontáveis gerações está para chegar. E quem é Ele? É Jesus, o Cristo, o Filho do Deus vivo.
João anunciava a Sua vinda com alegria e expectativa, "de muitos modos", exortando o povo à conversão, a voltar-se para Deus.
Hoje, para nós, a liturgia deste terceiro domingo do tempo do Advento faz ressoar a voz de João, anunciando a vinda do Senhor: "virá aquele que é mais forte do que eu. (...) Ele voz batizará no Espírito Santo e no fogo. (...) Vai limpara a sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha, Ele a queimará (...)".
Este tempo de preparação para o Natal do Senhor exorta-nos à conversão, a reconhecer com amor e com humildade que o Menino no presépio é nosso Deus e Senhor e a entregar-Lhe toda a nossa vida, para nos tornarmos "trigo de Deus" com o qual Ele fará "pão de eternidade".
Porque o Senhor, há dois mil anos, já veio. E se nos é dado, mais uma vez, fazer memória e celebrar o Natal de Jesus Cristo, é na perspectiva de Sua vinda futura que devemos fazê-lo.
Nesse dia, o "Dia do Senhor, grande e terrível" (cf. Ml 3, 23), é que "Ele virá com a pá na mão: vai limpar a sua eira".
Movidos hoje, pois, pelo Amor do Senhor que nasce, tornemo-nos "trigo de Deus" para, naquele Dia, sermos recolhidos em Seu celeiro. Porque "a palha, Ele a queimará no fogo que não se apaga".
Ouçamos a voz de João Batista, que até hoje ressoa para anunciar a Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário