quinta-feira, 7 de junho de 2012

"Sede o que vedes e recebei o que sois"

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor - Corpus Christi
Mc 14, 12-16.22-26


O Senhor se dá em alimento. Alimento para nossas vidas, para nossas almas, para nossa fé. Alimento de nosso amor.
A Eucaristia, Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, não é um símbolo, mas realidade. Depois da consagração, já não há mais pão nem vinho. Embora as espécies pareçam pão e vinho são, verdadeira e realmente, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.
Este é o alimento por excelência, que transforma quem O recebe nAquele que é recebido. Se, pois, O recebemos com as devidas disposições, isto é, com fé e amor e com o desejo de realmente amar e servir a Deus, Ele nos transformará, fazendo o nosso coração semelhante ao Seu. Pouco a pouco, em cada comunhão, nossa vontade e nosso alimento será fazer a Vontade do Pai, como é a Vontade do Senhor.

O que vedes no altar de Deus é o pão e o cálice: eis o que os olhos identificam. Mas a vossa fé quer ser instruída e saber que este pão é o corpo de Cristo, e que este cálice é o Seu sangue. O que se verbaliza numa fórmula breve, que pode bastar à fé. Mas a fé procura instruir-se. (...) Como pode este pão ser o Seu corpo, e este cálice, ou melhor, o seu conteúdo, ser o Seu sangue?
Irmãos, é isto que se designa por sacramentos: eles mostram uma realidade e, a partir dela, fazem-nos compreender outra realidade. O que vemos é uma aparência corporal, enquanto o que compreendemos é um fruto espiritual. Se quereis compreender o que é o corpo de Cristo, escutai o Apóstolo, que diz aos fiéis: "Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro" (ICor 12,27). Logo, se sois corpo de Cristo e um dos Seus membros, é o vosso mistério que está sobre a mesa do Senhor, e é o vosso mistério que recebeis. A isto, que sois, respondeis: "Amen" e, com tal resposta, o subscreveis. Dizem-vos: "Corpo de Cristo", e vós respondeis: "Amen". Sede portanto membros do corpo de Cristo, para que este Amen seja verídico.
Por conseguinte, porque está o corpo no pão? Aqui, ainda, nada digamos sobre nós próprios, mas escutemos antes o Apóstolo que, ao falar deste sacramento, nos diz: "Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão" (ICor 10,17). Se compreenderdes estas palavras, estareis na alegria: unidade, verdade, piedade, caridade! "Um só pão": Quem é este pão único? "Um só corpo, nós que somos multidão". Lembrai-vos de que não se faz pão com um grão apenas, mas com muitos. Sede o que vedes, e recebei o que sois.
Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...