quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festa de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos – Lc 6, 12-19

Depois de libertar os hebreus da escravidão do Egito, quando ainda os conduzia pelo deserto, Deus chamou Moisés à montanha, ao monte de Deus, o Sinai, para dar-lhe a Lei, o conjunto dos seus mandamentos, e fazer dos hebreus um povo, o povo de Israel, o Povo de Deus.

A montanha, desde o Antigo Testamento, é o lugar da manifestação de Deus, para onde Ele chama os seus representantes quando quer lhes transmitir as ordens e as palavras mais importantes.

Da mesma forma como Moisés subiu a montanha para receber de Deus a Lei e transmiti-la ao antigo Povo de Deus, permanecendo a sós com Iahweh durante quarenta dias e noites, assim agora Jesus sobre sozinho a montanha, permanecendo a noite inteira com o Pai, em oração. Chama, então, para estar com Ele, doze entre os discípulos que O seguiam, para constituí-los apóstolos (enviados) e formar, a partir deles, o novo Povo de Deus, que é a Igreja.

Depois de fazer isso, Jesus desce a um "lugar plano", isto é, vai ao encontro da multidão que espera por Ele e que dEle necessita. Ensina a todos, dá-lhes a Sua Palavra, cura-os fisicamente de suas doenças e também lhes dá a cura espiritual, expulsando os demônios que os atormentavam.

Note-se, porém, que Jesus faz isso depois de ter escolhido os apóstolos. Por que não o faz antes? Para mostrar-nos que é através da Igreja, construída sobre o fundamento dos apóstolos, que o Senhor quer ensinar, alimentar, curar e conduzir o Seu Povo.

É por meio da Igreja que o Senhor chega a todos os homens, em todos os tempos, que vão à Sua procura e buscam nEle o remédio para as suas almas e a vida que não perece.

Jesus, através de Sua Igreja, continua até hoje ensinando, pregando a Palavra, curando física e espiritualmente, expulsando os demônios dos que por eles são atormentados.

A ação do Senhor não se realizou apenas há dois mil anos, na Palestina. Continua até hoje, em todos os lugares, atualíssima e atuante, onde se encontra a Igreja de Cristo.

Se alguém, hoje, quer ver Jesus, quer ir até Ele para ouvi-lO e para ser curado, como a multidão daquele tempo o fez, vá até a Igreja: procure a Igreja e encontrará o Senhor. A quem o procura de coração sincero e aberto, Jesus jamais decepciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...