quinta-feira, 29 de outubro de 2009

XXX Semana do Tempo Comum, quinta-feira – Lc 13, 31-35

No Evangelho de hoje, Jesus afirma que fará tudo o que veio fazer (ensinar, curar, expulsar demônios) e que terminará o Seu trabalho (pela Paixão, Morte e Ressurreição, completando assim a obra da Redenção), "no terceiro dia".

Ou seja, o Senhor fará tudo o que deve fazer, sem deixar nada incompleto ou inacabado, e o fará no tempo estabelecido segundo os desígnios de Deus.

Nenhum poder humano conseguirá interromper o Seu trabalho. Ninguém poderá impedir Jesus de consumar a Salvação dos homens.

Entretanto, Jesus lamenta por Jerusalém. Não só pela Jerusalém daquele tempo, representativa da casa de Israel, que não quis recebê-lO. Na lamentação por Jerusalém o Senhor lamenta por todos os homens, de todos os tempos, que se recusam a recebê-lO na pessoa daqueles que Ele envia.

Jesus lamenta por todos os homens, em todos os tempos, de quem, em virtude de sua rejeição à Salvação que o Senhor lhes oferece, se poderá dizer: "eis que vossa casa ficará abandonada".

Quando nosso Senhor bater à nossa porta, não O rejeitemos. Não sejamos nós, para ele, motivo de lamentação. Pelo contrário: seja o nosso coração uma casa para Jesus, um lugar onde Lhe agrade habitar. Sejamos para Ele motivo de alegria, no dia em que vier nos visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...