Dois são os convites do Senhor para nós, hoje:
- "CONVERTEI-VOS";
- "SEGUI-ME".
Estes dois convites são dirigidos a todos, sem distinção; e a cada um na vocação específica a que é chamado – sacerdotal, matrimonial, religiosa ou consagrada.
A conversão é o pré-requisito para o seguimento de Jesus Cristo. Mas há uma dinâmica própria nesses dois movimentos da alma e do coração em direção a Deus, de modo que um não ocorre sem o outro e cada um é condição e consequência do outro.
Assim, quem esperar converter-se primeiro, para depois seguir ao Senhor, não O seguirá nunca, porque jamais se converterá.
Da mesma forma, quem diz haver-se convertido, mas não segue ao Senhor, não chegou a se converter de verdade, porque a conversão leva necessariamente ao seguimento.
Os dois momentos – conversão e seguimento – devem ocorrer constantemente, dia após dia, na vida do cristão, cada vez em maior profundidade e intensidade (ou seja, cada vez com maior radicalidade).
Porque, nesta vida, por mais que andemos no Caminho que é Cristo, estamos sempre e apenas começando. Como dizia, antes de morrer, um grande santo da Igreja: "quando vamos começar a amar a Deus?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário