terça-feira, 24 de junho de 2014

"A mão do Senhor estava com ele"

XII Semana do Tempo Comum, terça-feira
Solenidade do Nascimento de São João Batista, precursor do Senhor
Lc 1, 57-66.80

Desde o anúncio do seu nascimento, quando o Arcanjo Gabriel, no Templo em Jerusalém, anunciou a Zacarias que ele teria um filho, a mão do Senhor já estava com João.
Isto quer dizer que João, desde antes de sua concepção, já havia sido escolhido por Deus para ser o último profeta da Antiga Aliança e o precursor do Messias há tanto tempo prometido e esperado com ansiedade pelo Povo de Israel.
E o Senhor acompanha, fortalece e auxilia aqueles que escolhe e chama para uma missão particular, de modo que possam desempenhá-la bem e cumprir a Sua Vontade.
Para Zacarias e Isabel, João é o filho recebido da misericórdia de Deus. Era um casal de linhagem sacerdotal - Lucas faz questão de mencionar que Isabel descendia de Aarão - e eram justos, isto é, amavam a Lei do Senhor e cumpriam os seus mandamentos. Ainda assim, não tinham filhos e Isabel era considerada estéril. E a esterilidade era considerada um sinal do castigo e da rejeição divinos. Por isso, apesar de procurarem em tudo ser fiéis ao Senhor, Zacarias e Isabel viviam envergonhados e humilhados.
Mas o Senhor socorre sempre os seus servos e não os deixa humilhados para sempre. A este casal tão fiel, concede-lhes a honra de serem os pais do Precursor, aquele que devia aplainar os caminhos do Senhor, "preparando-Lhe um povo bem disposto".
Nasce, pois, João, que viria a ser conhecido como "O Batista", porque, já adulto, passaria a pregar um batismo de penitência, conclamando o povo a arrepender-se de seus pecados e voltar para o Senhor, seu Deus, de todo o coração.
Com o próprio nome, João (e, antes dele, seus pais Isabel e Zacarias) proclama a misericórdia do Senhor, pois o nome "João" quer dizer "Deus é propício" ou "Deus é favorável" ou, ainda, "Deus é misericordioso".
Ouçamos hoje a voz do Precursor de Jesus. Antes, ouçamos o cântico de Zacarias, seu pai, que, reconhecido, agradece, louva e bendiz a Deus por causa do filho que lhe foi, João. Seu nascimento, cheio de circunstâncias prodigiosas, foi um sinal de sua vocação e do arrependimento para o qual ele deveria conclamar não apenas Israel, mas também os homens e as mulheres de todos os tempos, destinatários da Misericórdia Divina que nos foi dada em Cristo Jesus.




BENEDICTUS

(CÂNTICO DE ZACARIAS)

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
a ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele,
enquanto perdurarem nossos dias.
Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados;
pela bondade e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...