terça-feira, 10 de junho de 2014

"Vós sois o SAL da terra. Vós sois a LUZ do mundo."

X Semana do Tempo Comum, terça-feira
Mt 5, 13-16



De que modo os discípulos de Cristo são sal da terra e luz do mundo? E em que medida?
Ao final do trecho que a Liturgia nos propôs ontem, dizia o Senhor que "(...) de mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós".
O modo, pois, de dar sabor à terra e de iluminar o mundo (refletindo a luz do Senhor) é, para os discípulos de Cristo, justamente continuando a missão dos profetas da Antiga Aliança.
E o que faziam eles? Conclamavam o povo de Israel a ser fiel (ou retomar a fidelidade) a Deus e à Aliança por Ele estabelecida e com Ele firmada, por meio de Moisés, no Monte Sinai.
Os profetas, mesmo à custa da própria vida, denunciavam ao povo as suas infidelidades - os seus pecados - e o chamavam ao arrependimento e a uma vida santa de obediência a Deus (uma vida de justiça).
Pois é preciso - e é urgente que isso ocorra - que o espírito da profecia seja reavivado nos discípulos de Cristo de nossos dias. E não somente o espírito da profecia, como também o espírito do martírio. Só assim os discípulos de Cristo poderão ser sal e luz, como diz e espera o Senhor.
Quem deseja seguir a Cristo, deve viver a radicalidade do Evangelho em sua vida, sendo profeta e testemunha (mártir) do Senhor todos os dias, desde os pequenos detalhes do seu cotidiano até os acontecimentos mais importantes e críticos de sua vida. Só assim terá sabor e refletirá a Luz de Cristo, que ilumina todo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...