sexta-feira, 13 de junho de 2014

"É melhor perder um de teus membros..."

X Semana do Tempo Comum, Sexta-feira
Mt 5, 27-32



Nosso Senhor está falando do adultério e das uniões ilegítimas. Talvez sejam estes daquela categoria de pecados mais difíceis de evitar ou de deixar, uma vez que se caia nele, justamente por sua natureza e pelo apego do ser humano às paixões desordenadas - desequilíbrio que o habita desde o pecado original.
Por isso, Ele aproveita para sublinhar a relevância do pecado em nossas vidas, utilizando-Se de uma expressão exagerada, que diz duas vezes: "se teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti","se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti".
Com essas expressões, Jesus quer mostrar que o pecado, qualquer que seja, não é algo de pouca importância, que possa ser relativizado (como se faz hoje com tanta frequência) ou creditado à fraqueza humana (como se o ser humano não pudesse ter culpa ou responsabilidade por seus atos e como se a culpa não fosse algo real). Pois o pecado destrói a alma e leva a pessoa para o inferno.
E o inferno existe de verdade. De outro modo, Nosso Senhor não falaria dele com tanta seriedade.
O que Jesus quer, então, nos ensinar é que, por mais que nos custe abandonar o pecado ou evitar aquilo que nos leva a pecar, é o que precisamos fazer se não quisermos ir para o inferno.
Evitar as ocasiões de pecado (ou abandonar a situação de pecado em que nos encontramos) sempre custa. E custa tanto mais, quanto mais amamos a nós mesmos e não amamos a Deus. Peca menos ou não peca, aquele que ama a Deus. E quanto mais amor, menos pecado. Pois onde Deus reina, não pode haver pecado e nem o diabo pode estabelecer o seu reinado de mentira e ilusão.
Quem se apega aos seus pecados e não se esforça por livrar-se deles não poderá entrar no Céu.
Por mais atrativos e confortáveis que nos pareçam os nossos pecados, enquanto vivemos neste mundo, é bom termos em mente que nenhum deles vale a eternidade no inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...