quinta-feira, 31 de março de 2011

III Semana do Tempo da Quaresma - Lc 11, 14-23

"Chegou para Vós o Reino de Deus"
Jesus fala de um "homem forte e bem armado", que "guarda a própria casa". Quem é esse homem? Antes da vinda de Jesus, a humanidade e o mundo eram escravos que viviam sob o jugo do demônio, o "homem forte e bem armado", que nos mantinha acorrentados ao pecado e à morte e que nos guardava como propriedade sua, para nos perder e destruir.
Finalmente, veio Jesus, o Filho de Deus, o Senhor, o "homem mais forte", que arrancou a armadura do demônio e despojou-o, destruindo o pecado e a morte e libertando-nos de seu jugo.
Agora, já não somos mais escravos do demônio e sujeitos ao pecado e à morte. Podemos viver na liberdade e na glória dos filhos de Deus, pois Jesus Cristo, o Filho, nos libertou pelo sangue de Sua cruz.
Porém, ao contrário do demônio, Jesus não nos obriga a segui-lO. Propõe-nos o Seu seguimento, pede que sejamos Seus discípulos. Somos livres para escolher que caminho queremos percorrer e onde queremos chegar.
Mas o Senhor avisa: não há meio termo, não existe indecisão. Diante dEle, Jesus, só há duas alternativas possíveis: amá-lO e segui-lO ou rejeitá-lO de uma vez e abandoná-lO. Por isso Ele diz: "quem não está comigo, está contra mim".
Enquanto estamos nesta vida, podemos sempre refazer o caminho, arrepender-nos e voltar para o Senhor. E este tempo de Quaresma é-nos dado de modo especial para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...