segunda-feira, 14 de março de 2011

I Semana do Tempo da Quaresma - Mt 25, 31-46

São as obras do homem, por si, que o salvam? Não, pois a salvação é dom gratuito de Deus (é pela graça que somos justificados e salvos). No entanto, Jesus parece fazer uma vinculação enre as obras humanas e a recompensa eterna - prêmio ou castigo.
Mas é preciso notar, nas palavras de Jesus, que o vínculo não é apenas com a obra humana, boa ou má. Essencialmente, o Senhor liga a obra à Sua própria Pessoa, isto é, ao amor que Lhe é devido e que se prova no amor ao próximo.
Pois aquele que diz amar a Deus, "a quem não vê", deve provar esse amor no amor aos irmãos, "a quem vê" (cfe. 1Jo 4, 20). Porque o amor é comprovado pelas obras, não pelas palavras.
Dito de outra forma, segundo a Escritura: "mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei as obras da minha fé (...). Com efeito, como o corpo sem o sopro de vida é morto, assim também é morta a fé sem as obras" (cfe. Tg 2, 18.26).
Portanto, sim, é pela graça de Deus que somos salvos. Mas as obras (boas ou más) que praticamos é que mostrarão o quanto essa mesma graça é eficaz em nós, na medida de nossa liberdade em aceitar ou rejeitar a salvação que nos é proposta por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...