terça-feira, 8 de março de 2011

IX Semana do Tempo Comum - Mc 12, 13-17

"Dai a Deus o que é de Deus"
O que se deve dar a Deus? Por certo, não o dinheiro, as coisas materiais. Deus não precisa dessas coisas, pois Ele é o criador de tudo quanto existe e tudo Lhe pertence. Então, o que deve o homem dar a Deus? Aquilo que Ele mesmo, Deus, espera de Sua criatura, mas não quer e nem pode tomar-lhe à força: o amor. Pois o amor só existe na liberdade.
Por isso, Deus criou o homem livre para amá-lO e, como consequência desse amor, adorá-lO, louvá-lO e amar também aos demais homens, todos criados à imagem e semelhança de seu criador.
Desse único ato de justiça da parte do ser humano para com Deus - amar a Deus sobre todas as coisas - decorrerão todos os demais atos positivos de moralidade do homem: amar e respeitar as outras pessoas; respeitar a natureza; buscar sempre a justiça e a paz; promover o bem comum.
Daí, pois, que Jesus não identifica necessariamente o pagamento do tributo a César com a injustiça, mas determina, sempre, a necessidade que temos nós, para o nosso próprio bem, de dar a Deus o que Lhe é devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...