segunda-feira, 25 de julho de 2011

XVII Domingo do Tempo Comum - Mt 13,44-52

O Reino dos Céus pode ser encontrado por quem não o procura. Se esse encontro inesperado encher de alegria aquele que encontrou o Reino, esse dará tudo o que tem para possuí-lo, pois entende que nada vale mais do que esse Reino que achou sem procurar e, talvez, sem mesmo haver desejado.
Mas há também que busque o Reino dos Céus porque sabe de seu valor infinito. Se essa busca for motivada por um coração sincero, aberto e generoso, então não será em vão. Pois todo aquele que busca, encontra, disse o Senhor (cf. Mt 7, 8). E também esse fará do Reino dos Ceús a sua única riqueza.
Todos são convidados a tomar lugar no Reino dos Céus. A rede dos pescadores do Reino (isto é, a rede da Igreja) é lançada permanentemente sobre o mar do mundo, a fim de tirar os homens do jugo do demônio e dar-lhes "a gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Rm 8, 21). Nem todos, porém, desejam ter parte no Reino de Deus. E os que quiserem ficar de fora serão como os peixes que não prestam, jogados de volta ao mar.
Porque Deus quer dar o Seu Reino a todos, mas não forçará ninguém (cf. ITm 2,4 - "Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade"). Tomará posse do Reino aquele que o desejar de todo o coração; que, desejando-o, encher seu coração de alegria nesse desejo; e que, pelo Reino, seja capaz de dar tudo o que tem quando o encontra, ainda que jamais o tenha procurado.

Ouça também o podcast "A Pérola do Reino dos Céus",
no site Christo Nihil Praeponere:
http://padrepauloricardo.org/audio/49-testemunho-de-fe-%E2%80%93-17%C2%BA-domingo-do-tempo-comum-%E2%80%93-24072011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...