terça-feira, 12 de outubro de 2010

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – Jo 2,1-11

"Encheram-nas até a boca"

À ordem de Jesus – "enchei as talhas de água" – os que estavam servindo a festa "encheram-nas até a boca", diz-nos o Evangelho. Cumpriram, pois, perfeitamente a ordem do Senhor.

O que os levou a agir assim? Os jarros eram grandes e pesados (mas ainda cheios de água) e, além do mais, Jesus mandou-os encher, mas não havia dito quanto. E, certamente, não faziam a menor ideia do que o Senhor queria com tanta água, já que o problema da festa era a falta de vinho. No entanto, diga-se de novo, cumpriram a ordem do Senhor com perfeição e então Jesus fez o milagre, transformando a água em vinho e resolvendo o que representaria um sério embaraço aos noivos.

Nós também não sabemos o que Deus quer fazer com nossas vidas (que são os nossos jarros, grandes e pesados), mas Ele nos pede para enchê-las com água – a água de nosso esforço de conversão a Deus, de uma vida espiritual levada a sério (com oração perseverante, leitura diária da Palavra de Deus, freqüência aos sacramentos, em especial da Eucaristia e da Confissão), de um comprometimento maior com os valores do Reino, da coerência entre fé e vida. Se procurarmos encher nossos jarros "até a boca", ou seja, fazer tudo da melhor maneira possível, com todo o empenho, então Jesus fará a água desta nossa vida tornar-se o vinho da eterna alegria no Reino de Deus.

Lembremos que nossa Mãe, Maria, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, pede sempre por nós a seu Filho Jesus, dizendo, como naquele dia: "eles não têm vinho". Mas também diz a nós, como naquele dia, apontando para Jesus: "fazei TUDO o que ELE vos disser".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...