sexta-feira, 8 de outubro de 2010

XXVII Semana do Tempo Comum – Lc 11, 15-26

“Chegou para Vós o Reino de Deus”
Antes da vinda do Senhor, antes que Ele realizasse a obra da Redenção da humanidade através de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, tendo dado a própria vida e derramado todo o Seu sangue na cruz em resgate por nós, os homens vivam nas trevas e na escravidão. Jesus veio, entregou-se, sacrificou-se para nos libertar.
Mas o que escravizava a humanidade? De que veio Jesus nos libertar? Três coisas nos mantinham prisioneiros: o demônio, o pecado e a morte.
Depois da Redenção operada por Jesus Cristo em nosso favor, já não estamos mais submetidos ao demônio, nem amarrados ao pecado. E a morte já não nos tem mais em suas garras, porque recebemos a Vida eterna, em Cristo, Senhor nosso.
Jesus é o “homem mais forte”, que vence o inimigo, arranca-lhe a armadura e reparte os seus despojos. Pois Ele, Jesus, veio estabelecer o Reino de Deus entre nós e em nós.
Mas eis que o Senhor nos faz um alerta. Se o inimigo voltar e retomar o lugar de onde foi expulso, esse lugar fica em estado pior do que antes se encontrava. Com isso, Ele quer dizer que se alguém deixa Jesus libertá-lo de suas más obras e do jugo do inimigo, mas não persevera nas boas obras e no Amor de Deus, estará, por sua livre vontade e consentimento, devolvendo o coração e a alma a seu antigo senhor, Satanás, que o deixará pior do que estava. Pois não há liberdade no mal.
Supliquemos, pois, ao Senhor, hoje, que nos encha de Seu Espírito Santo e nos conceda a graça de perseverarmos até o fim, de permanecermos na Sua Palavra, para não termos outro senhor que não Ele, o único e verdadeiro Senhor, o Filho que nos liberta para que sejamos verdadeiramente livres (cf. Jo 8, 31-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...