quinta-feira, 21 de outubro de 2010

XXIX Semana do Tempo Comum - Lc 12,49-53

O fogo que Jesus veio atear à terra é o fogo do Espírito Santo. Mas esse fogo só pode vir quando se consumar o Seu batismo. Que batismo é esse a que nosso Senhor se refere? É a Sua morte redentora na cruz. Esse é o batismo de sangue que Ele veio receber, para matar a nossa morte com a Sua e, pelo Seu sacrifício, trazer-nos a redenção.
Depois de "passar deste mundo para o Pai" é que Jesus enviaria o Espírito Santo, que deve permanecer conosco como a "alma da Igreja" e que faz arder o fogo do Amor de Deus em cada um de nós e em todo o Corpo Místico de Cristo.
O fogo do Espírito Santo queima e purifica a raiz de todo mal em nós. Ele é o artífice de nossa santificação. Na presença do Espírito, não há como permanecer indiferente a Jesus: ou se ama ao Senhor e se Lhe entrega a própria vida ou se rejeita definitivamente a Salvação que Ele veio oferecer.
E esta é a divisão da qual fala o Senhor. Pois os homens, diante de Jesus, estaremos divididos - alguns escolherão amá-lO e outros escolherão rejeitá-lO. Não é que Ele queira dividir-nos; mas não obrigará ninguém a segui-lO, pois o amor só pode existir na liberdade.
Enquanto estamos nesta vida, sempre poderemos rever nossas escolhas. Deixemos, pois, que arda em nós o fogo do Espírito Santo, para que Ele queime tudo aquilo que em nosso interior resiste a Jesus Cristo e faça arder em nossos corações e almas a chama de Seu Amor infinito e misericordioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...