quarta-feira, 7 de setembro de 2011

XXIII Semana do Tempo Comum - Lc 6,20-26

"... por causa do Filho do Homem"
Ele, Jesus Cristo, o Filho do Homem, deve tornar-se o centro de nossa vida. Ao redor dEle é que tudo deve girar. Por causa dEle é que tudo deve se mover.
Por Ele, Jesus, devemos ser pobres para Deus, isto é, desapegados das coisas deste mundo, sabendo relativizar a sua importância e usando delas sem torná-las o objetivo pelo qual vivemos. Quem é pobre para Deus sabe que Ele é a sua única e verdadeira riqueza.
Também por Ele, Jesus, choramos, porque o mundo se afasta do Senhor e rejeita o Seu Reino, caminhando a passos largos para a própria desgraça. E temos fome de justiça, isto é, de que plenamente se cumpra, sempre, em toda parte e por todos, a Vontade santíssima de Deus.
Por Ele, Jesus, somos odiados e perseguidos, pois, como Ele, somos censura para o mundo e para o seu modo de viver. E esta deve ser a nossa maior felicidade, porque seremos mais semelhantes ao nosso Mestre e Senhor, sendo vistos e rejeitados pelo mundo do mesmo modo como Ele o foi.
Pois os que dizem não precisar de Deus porque já possuem tudo sem Ele, os que se consideram ricos diante de Deus, esses são, em verdade, miseráveis; põe seu coração nas coisas que passam e viram pó, enquanto desdenham a eternidade.
Estão rindo por fora, mas são, de fato, os mais infelizes e desgraçados de todos os homens, porque negam a si mesmos o único Bem que lhes pode dar a verdadeira felicidade e a plena realização de suas vidas - o Amor de Deus. Têm fome de Deus e tentam enganá-la enchendo a alma de coisas que perecem, o lixo deste mundo. Em verdade, não fazem mais que deixá-la vazia e não tardará o dia em que deverão defrontar-se com a realidade: compreender o imenso contraste entre o que foram criados por Deus para ser e o que, de fato, se tornaram, por força das próprias escolhas.
Os que são belos, preciosos e importantes aos olhos do mundo, também o serão aos olhos de Deus?
Deus nos criou para sermos conformes à imagem de Seu Filho, "o mais belo dos filhos dos homens". Seja essa a nossa grande ambição - "corações ao alto" - e não nos contentemos com menos do que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...