terça-feira, 10 de maio de 2011

III Semana do Tempo Pascal - Jo 6, 22-29

"Esforçai-vos (...) pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará"
O Senhor repreende a multidão que O segue por causa do pão que comera. Se Ele havia saciado aquelas pessoas, foi porque se compadecera delas. Mas Seu objetivo não era ficar permanentemente alimentando-as de pão. Queria ensiná-los, alímentá-los de Sua Palavra, mostrar-lhes o caminho que leva ao Pai, ao Reino dos Céus.
Jesus chama a atenção daquele povo, portanto, para conduzi-los a um caminho mais elevado; para que, do corpo, cheguem ao espírito: "Esforçai-vos, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará".
Hoje, muitos colocam a fé em Jesus Cristo na dependência de uma perspectiva meramente material. Ora, crer no Senhor, o enviado do Pai, crer em Sua Palavra, é conformar a própria vida ao Seu ensinamento, sabendo que a cruz é a perspectiva do cristão - ele deve passar por ela para chegar, como Cristo, à ressurreição, ao Reino de Deus. A prosperidade material nem sempre acompanhará os que creem no Senhor.
Por outro lado, "o alimento que permanece até a vida eterna" é o Corpo e o Sangue de Jesus, dados na Eucaristia, à qual têm acesso todos os que se esforçam por levar uma vida pura, conforme a Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...