domingo, 17 de fevereiro de 2013

Servir ao diabo ou a Deus?

I Domingo do Tempo da Quaresma
Lc 4, 1-13


Tudo se resume a colocar alguma coisa (ou alguém) no lugar de Deus. Quando o ser humano não quer servir-lO, coloca-se a si mesmo no lugar que pertence a Deus por direito e põe seu coração em coisas externas para esquecer-se dAquele que deve ser o seu único Senhor.
No entanto, quanto mais o homem rejeita a Deus, menos livre fica. E mais prisioneiro se torna dessas coisas com as quais entulha o seu coração na busca frenética de um bem-estar que, quanto maior, mais o afasta da felicidade. Desejando ser senhor, torna-se escravo.
Porque o homem é uma criatura frágil e míope, debilitada pelo pecado e incapaz por si mesmo de vislumbrar o espiritual, não pode ser senhor de si mesmo ou de coisa alguma. O homem sempre serve a alguém - se não servir a Deus, servirá fatalmente ao diabo.
Jesus, tentado por Satanás no deserto, vence-o. E vence justamente colocando-se livremente a serviço do Pai, submetendo-se inteiramente à Sua Vontade, prestando-Lhe todo o Seu amor e adoração e rejeitando toda a vã glória deste mundo, todo o vazio de centrar-se em si mesmo.
Se imitarmos o Senhor, se fixarmos nosso olhar em Deus, se nos convencermos de nossa pequenez, se nos entregarmos a Ele, Cristo, se nos tornarmos seus servidores, submetendo-Lhe nossa vontade, então também poderemos, nEle e com Ele, vencer o diabo.
Lúcifer entendeu que era melhor reinar no inferno do que servir no Céu. E, desde então, está lá preso por toda a eternidade, onde não há nada de bom e só há trevas, desespero, dor e ódio. A nós, porém, é possível fazer outra escolha, sabendo que, no Reino dos Céus, reinar é servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...