sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo"

I Semana do Tempo da Quaresma, sexta-feira
Festa da Cátedra de São Pedro
Mt 16, 13-19


Pedro é o sinal da unidade para toda a Igreja. É ele quem responde em nome de todos - "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" - e é a ele que o Senhor promete o primado e o poder de ligar e desligar.
Se o Senhor faz a Pedro esta promessa e, depois de Sua Ressurreição, cumpriu-a ao dizer ao mesmo Pedro que apascentasse Suas ovelhas (cf. Jo 21, 15-17), como se poderia crer que, depois de Pedro, o poder que o Senhor lhe confiara não se estenderia aos seus sucessores? Poderia Nosso Senhor Jesus Cristo deixar a Sua Igreja acéfala, sem um sinal de unidade, sem a cabeça visível que confirma os irmãos na fé? Deixar o Senhor a Sua Igreja entregue a todo vento de doutrina (cf. Ef 4, 14)? De forma alguma.
Nestes mais dois mil anos, nunca faltou um sucessor de Pedro para conduzir a Barca de Cristo em meio ao mar tempestuoso na direção certa do Reino dos Céus.
Hoje, até o dia 28 de fevereiro de 2013, o sucesso de Pedro, o vigário de Cristo, o servo dos servos de Deus, aquele que Santa Catarina de Sena chamava "o doce Cristo na terra" é Bento XVI. Depois, o colégio dos cardeais novamente se reunirá para eleger aquele dentre eles que confirmará seus irmãos na fé e que apascentará o rebanho de Cristo em Seu Nome.
Pois o Senhor jamais abandona a Sua Igreja. Não o fez desde que por ela derramou todo o Seu Sangue na cruz, desde que, de Seu lado aberto, correu Sangue e água, até hoje; e não o fará, até o fim dos tempos, quando vier em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos. Esta é a Igreja de Cristo, para a qual vale a Sua promessa: "as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...