quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Herodes tinha MEDO de João..."

XXI Semana do Tempo Comum, quinta-feira
Martírio de São João Batista, o precursor do Senhor
Mc 6, 17-29


A justiça e a santidade - desejo de conformar-se perfeitamente a Deus e à Sua Vontade e a luta incansável por chegar a isso - que Herodes via claramente em João Batista, não eram suficientes para motivá-lo à conversão.
O rei conhecia o caminho certo, podia distingui-lo em João, sabia que não o trilhava... Mas não queria fazê-lo, possivelmente por estar muito apegado (escravizado) ao prazer e às comodidades de sua vida de mentiras e de pecado e não estava disposto a abandoná-los para encontrar a verdadeira felicidade, que sempre custa renúncia, sacrifício e luta.
Tendo, pois, consciência de seus erros, de estar longe dos caminhos de Deus, Herodes tinha medo - medo, talvez, de cair nas mão do Deus vivo (cf. Hb 10, 31), medo de Sua ira, medo da morte... Ainda assim, não era um medo tal que o levasse a romper as amarras do pecado que o escravizava.
Quem sabe, se Herodes chegasse a converter-se pelo medo, poderia, depois, passo a passo, chegar à perfeição do amor, à qual todos somos chamados. No entanto, no tempo que lhe foi dado, Herodes não quis fazê-lo. Ao invés de converter-se a Deus que o chamava com insistência por meio de São João Batista, Herodes preferiu calar a voz do Precursor e permanecer em seus pecados.
Neste dia em que fazemos memória do martírio de São João Batista, reflitamos sobre o exemplo negativo deste rei e ouçamos a voz do Precursor, que continua a exortar-nos à conversão. Ainda temos tempo para decidir-nos a renunciar ao que nos escraviza e nos aparta de Deus. Não desperdicemos esta vida, este tempo que nos foi dado exatamente para isso e voltemos, hoje, o nosso coração para o Senhor, nosso Deus.
***
Da Liturgia Bizantina - ode e versículos das matinas de 29 de agosto


Precursor de Cristo tanto na morte como na vida

Profeta nascido dum profeta (Lc 1,67), batizaste o Senhor, foste «a voz que clama no deserto: convertei-vos» (cf Mt 3,2), e repreendeste Herodes pelos seus ímpios deboches. Por isso, correste a anunciar o Reino de Deus aos que estavam cativos na morada dos mortos. […]
Percursor e profeta, batizaste e foste mártir sendo voz do Verbo, seu mensageiro, sua chama; tu que foste o maior dos profetas, segundo o testemunho de Deus (Mt 11,9), implora ao Senhor que salve de todas as provações e desgraças os que festejam com amor a tua memória resplandecente. […]
Vinde todos os povos, celebremos o profeta e mártir que batizou o Salvador, ele que, como anjo encarnado (cf Mc 1,2 grego), repreendeu Herodes pela sua ligação injusta, condenando a sua ação errônea. Mas, por causa de uma dança e de um juramento, cortaram a venerável cabeça daquele que anunciou nos infernos a boa nova da ressurreição de entre os mortos e que sem cessar intercede por nós junto do Senhor, pela salvação da nossa alma.
Vinde todos os fiéis, celebremos o profeta e mártir que batizou o Salvador: fugindo para o deserto, aí encontrou repouso, alimentando-se de gafanhotos e de mel silvestre. Ele repreendeu o rei que violava a lei; e a nós, os timoratos, exortou dizendo: «convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo».

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...