sexta-feira, 12 de março de 2010

III Semana do Tempo da Quaresma, sexta-feira – Mc 12, 28-34

O amor é o resumo da Lei de Deus. Quem ama a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com todas as forças e ama ao próximo como a si mesmo, esse cumpre todos os mandamentos da Lei de Deus.

"Ama e faze o que queres", dizia Santo Agostinho. Pois quem ama procura fazer unicamente o que agrada ao amado, evitando tudo aquilo que lhe desagrada, magoa ou ofende. E quem ama a Deus não busca senão cumprir a Sua Vontade, que é, dizendo de outra forma, fazer o que Lhe agrada, a Ele, o Amado.

A Lei do Amor é a Lei da Liberdade. Ninguém ama se não escolher livremente amar e ninguém pode ser mais livre do que aquele que ama de verdade.

Amar é buscar sempre e em tudo o bem e a felicidade do amado. Quando o Amado é Deus, porém, não podemos nós, os homens, acrescentar-Lhe bem ou felicidade em grau maior, pois Ele já os possui perfeita e infinitamente, sendo Deus mesmo o Bem e a Felicidade. Nesse caso, o amor significará querer sempre e somente o que Deus quer e, por isso, fazer sempre e somente o que Lhe agrada.

Por isso se pode dizer que quem ama a Deus e ao próximo cumpre todos os mandamentos. E nisto é que se verdadeiramente se satisfaz e se plenifica o coração do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...