quarta-feira, 3 de março de 2010

II Semana do Tempo da Quaresma, quarta-feira – Mt 20, 17-28

Jesus fala de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, que devem ocorrer em Jerusalém, para onde o Senhor e os discípulos se dirigem. Esses acontecimentos são o "cálice" que Ele menciona aos discípulos. Mesmo sabendo pelo que terá de passar, Jesus segue resolutamente a Jerusalém, para cumprir até o fim, com amor e fidelidade, a missão de salvar os homens, que Lhe fora encomendada pelo Pai.

Em seguida a esse anúncio de Jesus, a mãe de Tiago e de João (os filhos de Zebedeu) vem pedir-Lhe que dê a seus filhos lugares de honra e postos de comando em Seu Reino. Ela tem a perspectiva de um reino terreno, mas, no Reino de Cristo, reinar é servir e maior é aquele que serve aos demais.

Jesus, pois, corrige esta visão meramente humana e limitada do Reino dos Céus e de Sua missão na terra, apontando para o Seu próprio exemplo de serviço, de doação da vida por amor dos homens e para a sua salvação; afirmando que os Seus discípulos devem segui-lO e imitá-lO em tudo, inclusive bebendo do Seu "cálice de dor", que é a cruz, para então reinar com Ele na glória do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...