quinta-feira, 9 de setembro de 2010

XXIII Semana do Tempo Comum – Lc 6, 27-38

"A Vós Que Me Escutais, Eu Digo"

As palavras de Jesus no dia de hoje são, talvez, as mais belas e, certamente, as mais difíceis. Porque o Senhor nos manda amar, fazer o bem, bendizer e rezar justamente por aqueles que nos fazem e querem e que falam mal de nós.

Mas Jesus, antes de dizer tudo isso, avisa que Suas palavras são para aqueles que O escutam, ou seja, para aqueles que querem segui-lO e que, para isso, devem tomar cada dia a própria cruz.

Pois amar a quem nos odeia, falar bem de quem fala mal de nós, rezar por estes que só nos desejam o mal, tudo isso faz parte dessa cruz que devemos tomar e carregar a cada dia. Fazer o bem a quem quer que seja, perdoar o que quer que nos façam, não guardar rancor ou ressentimento – tudo isso vai contra a nossa natureza, que quer indignar-se, levantar-se contra o mal que nos ataca.

No entanto, se amar os inimigos e fazer o bem sem esperar recompensa é custoso, faz parte da nossa cruz cotidiana, também é verdade que nos faz semelhantes a Deus, que é "bondoso também para com os ingratos e maus". Afirma Jesus que, agindo assim, "a vossa recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo".

De resto, não foi assim que Jesus agiu, na cruz, quando perdoou os que O torturavam e matavam? Como nos ensina São Paulo, "eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Rm 5,8).

Tomemos, pois, como meta e fundamento de nossas vidas o que Jesus nos manda hoje: "sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso". São as palavras do Senhor, hoje, para nós, que O escutamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...