quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

As leituras bíblicas de hoje (Dn 7, 9-10.13-14; Sl 137(138); Jo 1,47-51) colocam-nos perante a existência dos anjos, seres espirituais (não materiais) criados por Deus muito antes da criação do homem e que O servem.
A tradição cristã, baseada nas palavras do Senhor, admite ainda que aos anjos é confiada a missão de auxiliar os homens em seu caminho para Deus (ou seja, guardar e preservar a cada um no caminho reto, de onde vem a expressão "anjo da guarda").
Mas o dia de hoje é dedicado a festejar três arcanjos cujo nome a Escritura nos revela e a que, ainda segundo a Escritura, tiveram missões especiais:

  • o arcanjo Miguel, cujo nome significa "quem é como Deus?", príncipe da milícia celeste, que expulsou Satanás e seu exército de anjos rebeldes (demônios) para o inferno (cf. Ap 12, 7-8);

  • o arcanjo Rafael, cujo nome significa "cura de Deus", que acompanhou e protegeu Tobias e devolveu a visão a seu pai Tobi (cf. Tb 12, 15-20);

  • o arcanjo Gabriel, cujo nome significa "força de Deus", que anunciou a Maria a concepção virginal e o nascimento de Jesus e a Zacarias anunciou o nascimento de João Batista (cf. Lc 1, 26-38 e Lc 1, 11-20).
Do mesmo modo como os anjos servem a Deus, também nós, que somos igualmente Suas criaturas, devemos servi-lO. Invoquemos, pois, o auxílio e a proteção dos santos anjos do Senhor, em especial dos santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a quem festejamos hoje, para que eles roguem a Deus por nós e sejam nos guias para o Céu em todos os momentos de nossas vidas.

Um comentário:

  1. O arcanjo Miguel é o cara! (Não que os outros sejam menos, mas é que ele é o meu padroeiro haha) Mas estou falando, por experiência própria, rezar a oração de São Miguel todos os dias te protege das tentações. Fiquei um bom tempo sem precisar me confessar, simplesmente porque eu tinha ele do meu lado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...