As leituras bíblicas de hoje (Dn 7, 9-10.13-14; Sl 137(138); Jo 1,47-51) colocam-nos perante a existência dos anjos, seres espirituais (não materiais) criados por Deus muito antes da criação do homem e que O servem.
A tradição cristã, baseada nas palavras do Senhor, admite ainda que aos anjos é confiada a missão de auxiliar os homens em seu caminho para Deus (ou seja, guardar e preservar a cada um no caminho reto, de onde vem a expressão "anjo da guarda").
Mas o dia de hoje é dedicado a festejar três arcanjos cujo nome a Escritura nos revela e a que, ainda segundo a Escritura, tiveram missões especiais:
-
o arcanjo Miguel, cujo nome significa "quem é como Deus?", príncipe da milícia celeste, que expulsou Satanás e seu exército de anjos rebeldes (demônios) para o inferno (cf. Ap 12, 7-8); -
o arcanjo Rafael, cujo nome significa "cura de Deus", que acompanhou e protegeu Tobias e devolveu a visão a seu pai Tobi (cf. Tb 12, 15-20); -
o arcanjo Gabriel, cujo nome significa "força de Deus", que anunciou a Maria a concepção virginal e o nascimento de Jesus e a Zacarias anunciou o nascimento de João Batista (cf. Lc 1, 26-38 e Lc 1, 11-20).
O arcanjo Miguel é o cara! (Não que os outros sejam menos, mas é que ele é o meu padroeiro haha) Mas estou falando, por experiência própria, rezar a oração de São Miguel todos os dias te protege das tentações. Fiquei um bom tempo sem precisar me confessar, simplesmente porque eu tinha ele do meu lado!
ResponderExcluir