sábado, 11 de setembro de 2010

XXIII Semana do Tempo Comum, sábado – Lc 6, 39-42

"Todo discípulo bem formado será como o mestre"

Se os discípulos dos antigos almejavam superar seus mestres em sabedoria e perfeição, oas discípulos de Jesus Cristo isto não é possível. Perfeito Deus e perfeito Homem, Ele veio não só para revelar Deus ao homem, mas também o homem ao próprio homem. Portanto, Jesus é a medida da perfeição e da sabedoria à qual os seus discípulos devem procurar assemelhar-se, sabendo que, por mais que se aproximem dela, jamais poderão chegar à sua plenitude.

Ainda assim, não é uma busca vã, nem uma luta inglória, ou uma corrida inútil em direção a uma perfeição inatingível. Tanto é assim que na leitura de hoje Paulo exorta: "Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio". Não o teria dito se fosse impossível. E diz ainda: "eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar". E conta em seguida de seu esforço ("trato duramente o meu corpo e o subjugo") para alcançar a meta, que é o próprio Senhor.

Ao discípulo cabe formar-se e esforçar-se. Mas é Senhor que cabe premiar aqueles que O desejarem ardentemente e, por isso, empenharam suas vidas em conhecê-lO, amá-lO e segui-lO, ainda que, muitas vezes, tenham enfrentado duras batalhas e grandes derrotas. Porque só ao Senhor pertence à vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...