sábado, 18 de setembro de 2010

XXIV Semana do Tempo Comum – Lc 8, 4-15

"Dão Fruto na Perseverança"

Jesus conta a história de um semeador que segue pelo caminho jogando a sua semente na terra. Na parábola contada, a semente vai caindo pelo caminho em diferentes terrenos e, conforme o tipo de terreno, a semente nem chega a brotar. Ou, se brota, não chega a crescer e logo seca e morre. Ou cresce em meio a outras plantas e é por elas sufocada. Por fim, parte das sementes lançadas cai em terreno adequando, brota, cresce e produz fruto abundante.

Nessa pequena história, em que Jesus é o semeador e a semente é a Palavra que sai de Sua boca, os diferentes terrenos são as pessoas de todos os tempos e lugares que O escutam e recebem essa Palavra que lhes é anunciada pelo Senhor com diferente disposição de coração.

Depende de nós, de nossa vontade, da disposição do nosso coração, no tornamos o terreno fértil no qual a Palavra depositada dá frutos de Vida eterna. Há três condições necessárias para isso: ouvir a Palavra do Senhor com um coração bom e generoso; conservá-la; e perseverar nela, porque só na perseverança é que se pode dar fruto.

O "coração bom e generoso" é o primeiro requisito, porque a Palavra de Deus deve penetrar todos os cantos de nossas vidas, corações e mentes, levando-nos a conformar tudo o que somos, fazemos e temos, ainda que nos custe, à Vontade de Deus manifestada pela pregação de Jesus, expressa na Sagrada Escritura e perpetuada no ensinamento da Igreja.

Depois de receber a semente com generosidade, é preciso conservá-la na boa disposição do coração e perseverar, ainda que com dificuldades, sofrimento e quedas, até o dia em que colheremos o fruto da alegria perfeita na Vida eterna, com Deus, em Seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...