segunda-feira, 5 de maio de 2014

"... comestes pão e ficastes satisfeitos"

III Semana do Tempo Pascal, segunda-feira
Jo 6, 22-29


Aquele povo havia feito bastante esforço para encontrar Jesus novamente, depois que Ele lhes multiplicara os pães. Haviam-nO acompanhado antes do sinal realizado, aparentemente sem se importar com o fato de não terem o que comer, simplesmente porque queriam ouvi-lO e aprender dEle, porque o seu ensinamento era diferente, pronunciado com autoridade. Agora, porém, que o Senhor lhes havia saciado o corpo, seu olhar se desviava para o que era menos importante e já não O procuravam por causa da Sua Palavra.
Esforçam-se, pois, por encontrá-lO, mas lembrados apenas do pão que lhes havia sido dado em abundância. Talvez pensassem em fazê-lO rei para já não terem de trabalhar e para que Jesus se tornasse, para eles, um mero "fornecedor" gratuito e constante de alimento para o corpo.
Quando, porém, eles encontram Jesus, ouvem dEle uma palavra de repreensão e de correção: o pão multiplicado para saciar a fome física era apenas um sinal que apontava para o verdadeiro Pão da Vida, Seu próprio Corpo e Sangue, que Ele daria para a vida do mundo. É para obter esse alimento, que sacia a fome da alma (a fome verdadeira), que os homens devem se esforçar.
Esse Pão de Vida Eterna, a Eucaristia, é dado em abundância para quem quiser dele comer. Basta que se arrependa de seus pecados, que busque o perdão de Deus e se esforce por mudar de vida, por converter-se em alguém que procura fazer não a própria vontade, mas a Vontade de Deus.
Que ninguém se aproxime da Eucaristia com outros interesses, pois o Senhor vê o coração de cada um. Nas espécies de pão e de vinho Ele Se dá a Si mesmo, inteiramente, e só espera daqueles que O recebem um coração indiviso, que queira dar-se todo a Ele, em resposta ao Seu Amor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...