quarta-feira, 21 de maio de 2014

"... pedi o que quiserdes e vos será dado"

V Semana do Tempo Pascal, quarta-feira
Jo 15, 1-8



Aquele que permanece em Jesus Cristo e em quem a Sua Palavra permanece, esse dá muito fruto. Ou, dito de outro modo, esse se torna um bom instrumento por meio do qual a Palavra do Senhor pode dar seu fruto.
Que o discípulo não se envaideça: o fruto é da Videira, que é Jesus, da qual ele não passa de um ramo. Separado da Videira, é incapaz de viver e de dar fruto por si mesmo.
O ramo, que é o discípulo, só pode dar fruto enquanto recebe da Videira, que é Cristo, a seiva que o sustenta (que é a graça, a participação na vida divina por meio do Espírito Santo).
Quem rejeita a Jesus Cristo e não quer segui-lO, perde a vida divina e não está mais na graça de Deus. É como o ramo separado da Videira: secará e será recolhido e jogado ao fogo. Do mesmo modo, o discípulo que prefere a si mesmo e separa-se de seu Mestre e Senhor, por escolha própria perderá o Reino de Deus e terá o inferno pela eternidade.
No entanto, que grande promessa o Senhor faz aos que permanecerem unidos a Ele: "...pedi o que quiserdes e vos será dado"! Sim, pois o que permanece em Cristo está unido a Ele pelo amor e, por isso, não pode querer nada que seja contrário à Sua Santíssima Vontade.
Nesse sentido é que Santo Agostinho afirmará mais tarde: "ama e faze o que queres". Pois aquele que ama a Deus não pode querer outra coisa senão o que agrada ao Amado. E então poderá pedir o que quiser e a sua oração será sempre atendida.
Ousemos, pois, amar a Deus sem medidas. Busquemos com todas as forças amá-lO sobre todas as coisas. Então veremos em nossas vidas as Suas maravilhas - ainda que, por vezes, tenhamos de sofrer a dor da poda, porque o ramo deve ser limpo para dar mais fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...