sexta-feira, 22 de maio de 2015

"TU ME AMAS?"

VII Semana do Tempo Pascal, sexta-feira
Jo 21,15-19


A Pedro é que Jesus pergunta: "tu me amas mais do que estes?". Pedro, que negou o Senhor três vezes, deverá por três vezes afirmar-Lhe o seu amor, começando por afirmar que ama Jesus mais do que os outros discípulos. E três vezes o Senhor mandará que Pedro apascente o Seu rebanho, que conduza, em Seu Nome, os seus futuros discípulos - de todos os tempos - às pastagens verdejantes de Seu Reino.
Somente Pedro deve amá-lO mais do que os outros. Mas a pergunta  "tu me amas?" é dirigida também a nós.
Porque é no amor que tudo se decide. É preciso amar a Jesus e amá-lO sobre todas as coisas. É preciso amar ao Senhor mais do que tudo, a ponto de desprezar a própria vida por causa dEle.
Por isso é que o Senhor dirige a Pedro aquelas palavras finais que lemos hoje, dizendo que outro o levará para onde ele não quererá ir. E o evangelista acrescenta: "Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus".
E também a isso todos somos chamados: a glorificar a Deus com nossas vidas. Se nem todos somos chamados a dar a vida para a glória de Deus pelo martírio de sangue, como tantos de nossos irmãos o são em tantas regiões do mundo ainda hoje, todos devemos dar a vida para a glória de Deus no martírio de cada dia, no testemunho fiel da vivência do Evangelho, da obediência aos mandamentos, da guarda de Sua Palavra. Desse modo testemunhamos ao mundo que amamos a Nosso Senhor.
São João da Cruz afirmava que "ao entardecer da vida, seremos julgados quanto ao amor". No dia do nosso juízo, quando formos chamados deste mundo à Sua Presença, o Senhor nos perguntará, a cada um de nós: "tu me amas?". Possa a nossa resposta ser idêntica à de Pedro: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...