sexta-feira, 15 de maio de 2015

"Vós chorareis e vos lamentareis"

VI Semana do Tempo Pascal, sexta-feira
Jo 16, 20-23

Nosso Senhor predisse, de modo imediato, a tristeza dos discípulos diante de Sua Paixão e Morte iminentes (aconteceriam dali a poucas horas).
Também lhes predisse a Sua Ressurreição, que em seguida aos trágicos - e redentores - acontecimentos de Sua Paixão e Morte, ocorreria, completando o Mistério Pascal: "a vossa tristeza se transformará em alegria".
Mas estas palavras de Nosso Senhor servem também para nós, que hoje vemos e vivemos (e, muitas vezes, causamos com os nossos pecados) a sujeira no vestido e no rosto da Igreja, como disse o então Cardeal Joseph Ratzinger - hoje Papa Emérito Bento XVI - na oração da IX Estação da Via Sacra, na Sexta-feira Santa de 2005:
Senhor, muitas vezes a vossa Igreja parece-nos uma barca que está para afundar, uma barca que mete água por todos os lados. E mesmo no vosso campo de trigo, vemos mais cizânia que trigo. O vestido e o rosto tão sujos da vossa Igreja horrorizam-nosMas somos nós mesmos que os sujamos! Somos nós mesmos que Vos traímos sempre, depois de todas as nossas grandes palavras, nossos grandes gestos. Tende piedade da vossa Igreja: também dentro dela Adão continua a cair. Com a nossa queda, deitamo-Vos ao chão e Satanás a rir-se porque espera que não mais conseguireis levantar-Vos daquela queda; espera que Vós, tendo sido arrastado na queda da vossa Igreja, ficareis por terra derrotado. Mas Vós erguer-Vos-eis. Vós levantastes-Vos, ressuscitastes e podeis levantar-nos também a nós. Salvai e santificai a vossa Igreja. Salvai e santificai a todos nós.
Podemos ter confiança e esperança, nós, cristãos católicos de hoje e de todos os tempos e que vivemos no tempo da Igreja, que estas palavras do Senhor são também para nós e que Ele, que é fiel e jamais abandona os que Lhe pertencem, cumprirá a Sua promessa: "Eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria".
Vivemos em tempos difíceis. Mas é preciso que se cumpra, em toda a Igreja e na vida de cada um de nós que somos os seus membros (membros vivos do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja), o que "falta à Paixão de Cristo" (cf. Cl 1, 24).
Não é fácil. Mas precisamos ser fieis e perseverantes no seguimento de Jesus Cristo, nosso Senhor, tomando a nossa cruz a cada dia, amando ao Senhor e conformando nossas vidas à Sua Vontade Santíssima. Se assim fizermos, nós O veremos, um dia, com nossos próprios olhos, alegrar-nos-emos no mais profundo de nossas almas e ninguém poderá tirar a nossa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...