terça-feira, 26 de maio de 2015

"DEIXAMOS TUDO E TE SEGUIMOS"

VIII Semana do Tempo Comum, terça-feira
Memória de São Filipe Néri, presbítero, fundador do Oratório
Mc 10, 28-31

Mas será que, quanto a cada um de nós, isso é mesmo verdade? Será que deixamos TUDO, mesmo, para seguir a Jesus? Será que deixamos gostos, caprichos, pecados "de estimação" (aqueles aos quais estamos apegados), vaidades, futilidades, preguiça, orgulho, falta de perdão, gula? Será que deixamos MESMO para trás todas essas coisas (e outras mais) para seguir a Jesus, carregando com amor a cruz de cada dia?
"Não te apresentes a Deus de mãos vazias", diz-nos hoje o livro do Eclesiástico (Eclo 35,6).
Aprendamos, pois, a oferecer a cada dia ao Senhor o sacrifício de tudo aquilo que, em cada um de nós, não corresponde à Vontade de Deus. Então poderemos ter certeza que deixamos tudo para segui-lO e que, um dia, receberemos dEle a recompensa prometida: cem vezes mais e a vida eterna!

***

SÃO FILIPE NÉRI


Neste dia recordamos a santidade de vida do Santo da Alegria, que encantou a Igreja com seu jeito criativo e excêntrico de viver o Evangelho. Nascido em 1515, São Filipi Néri, foi morar com um tio negociante, que colocou diante de seus olhos a proposta de assumir os empreendimentos, mas acolheu as proposta do Senhor que eram bem outras.
Ao ir para Roma estudou Filosofia e Teologia, sem pensar no sacerdócio. Sendo um homem de caridade, vendeu toda a sua biblioteca e deu tudo aos pobres; visitava as catacumbas tinha devoção aos mártires e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus, já que era afável, modesto e alegre, por isso fundou ainda como leigo, a irmandade da Santíssima Trindade.
São Filipe Néri, que muito acolhia peregrinos em Roma, foi dócil em acolher o chamamento ao sacerdócio que o despertou para as missões nas Índias. Porém, o seu Bispo esclareceu-lhe que a sua Índia era Roma.
Como Santo da Jovialidade, simplicidade infantil e confiança na Divina Providência, Filipe fundou a Congregação do Oratório; foi vítima de calúnias; esquivou-se de ser cardeal, mas não da salvação das almas e do seu lema: "pecados e melancolia estejam longe de minha casa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...