segunda-feira, 25 de maio de 2015

"TERÁS UM TESOURO NO CÉU"

VIII Semana do Tempo Comum, segunda-feira
Mc 10, 17-27

"Tudo isso tenho observado..." - quem sabe também algum de nós possa dizer o mesmo que o jovem rico que se aproximara de Jesus. Quem sabe tenhamos observado os mandamentos de Deus, alguns mais e outros menos, e estejamos em busca daquele "algo mais", daquela pedra-de-toque que dá brilho a esse "cumprir os mandamentos" e que nos conduz ao Reino dos Céus, à vida eterna.
Ao jovem, Jesus mostra o caminho a seguir: "vende tudo o que tens e dá aos pobres... depois vem e segue-me". Mostrou-lhe, pois, como desapegar o coração dos bens e riquezas deste mundo para dá-lo somente a Ele, Jesus.
A nós todos, por diferentes meios, o Senhor também pede o mesmo desapego. Pois a pedra-de-toque da observância dos mandamentos é o amor. Não por mero legalismo, mas por amor é que se deve obedecer à Lei de Deus. Um amor que passa pelo desapego dos bens materiais e das coisas criadas, em diferentes graus conforme o estado de vida ao qual cada um é chamado por Deus. Um amor que não admite rivais: nada se deve antepor ao amor de Cristo (cf. São Cipriano de Cartago).
Qualquer apego do coração aos bens deste mundo, sejam muitos ou poucos, sejam grandes ou pequenos, colocará em segundo lugar o nosso amor ao Senhor. E, no entanto, Ele é quem deve ser amado sobre todas as coisas...
Examinemos, pois, o nosso coração, neste dia em que reiniciamos o Tempo Comum, e vejamos se ele pertence a Deus inteiramente ou se há nele alguma parte que ainda reservamos para nós. Como ao jovem rico, Jesus nos olha com amor. Ainda temos tempo de decidir amar ao Senhor de todo o coração e sobre todas as coisas e entregar tudo a Ele. Para não termos de ir embora tristes, como o jovem rico, que queria o Céu, mas estava preso às coisas da terra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...