quinta-feira, 4 de junho de 2015

TORNAR-NOS AGRADECIDOS PELO DOM DA EUCARISTIA

Solenidade de Corpus Christi
Mc 14,12-16.22-26


A Eucaristia é alimentomemorial e sacrifício.
Porque "não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está por vir" (Hb 13, 14) e porque "Cristo veio como sumo sacerdote de bens futuros" (Hb 9, 11), precisamos deste alimento da alma, para não desfalecermos no caminho.
Em meio às provações desta vida, que seria de nós se estivéssemos sozinhos? Mas o Senhor, Ele mesmo, faz-Se Pão para  jornada desta vida, que deve terminar no Reino dos Céus.
E porque é memorial e sacrifício, ao participarmos da celebração eucarística (Missa), ela não apenas nos recorda os acontecimentos da nossa salvação, mas torna-os verdadeiramente presentes, de tal modo que podemos, de fato e não apenas ritualmente, participar e nos deixamos inserir no único sacrifício de Cristo na cruz, oferecido por nós, para a nossa salvação, uma vez por todas.
Se compreendêssemos a grandeza da Eucaristia, daquilo que nos é concedido participar... Talvez morrêssemos de amor, talvez aprendêssemos a nos arrepender real e profundamente de nossos pecados, talvez nos tornássemos verdadeiramente agradecidos a Deus por tão imenso dom de Seu Amor misericordioso, como o é de modo único a Eucaristia.
Louvado seja o Senhor, nosso Deus, que, para sustentar e enriquecer a nós, Suas pequenas e miseráveis criaturas, rebaixa-Se a tomar as aparências do pão e do vinho!
Ele, que o universo inteiro não pode conter, faz de nossas almas a Sua morada...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...