segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Se alguém me ama, guardará minha palavra"

V Semana do Tempo Pascal, segunda-feira
Jo 14, 21-26

O Senhor é, Ele mesmo, o parâmetro do amor. Uma vez que "ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos", não há dúvida de que o maior amor, entre todos, é aquele que Jesus tem por nós. Pois entregou a Sua vida para nos salvar "quando ainda éramos pecadores", quando nem mesmo nos havia feito Seus amigos.
No Evangelho que a liturgia nos propõe para hoje, o Senhor determina o parâmetro para o nosso amor por Ele. Ou seja, diz-nos como devemos amá-lO, como podemos saber que, de fato, O amamos: "quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama". Ou, dito de outra forma: "se alguém me ama, guardará a minha palavra".
Nosso amor por Jesus, portanto, deve ser provado por obras e verdade, um amor que escuta atentamente o que o Senhor lhe diz e pede e que se esforça tenazmente por cumpri-lo, ainda que lhe custe sacrificar gostos, comodidades, hábitos, caprichos e até mesmo objetivos e desejos.
É um amor, pois, perseverante até o fim, mesmo quando os sentimentos parecem estar ausentes ou quando a cruz se apresenta nos acontecimentos da vida ou se faz mais pesada.
Se Jesus não nos amou de brincadeira, como disse certa vez a Santa Catarina de Sena, é exatamente assim que devemos nós retribuir ao Seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...