segunda-feira, 18 de maio de 2015

PARA QUE TODOS SEJAM UM

VII Semana do Tempo Pascal, segunda-feira
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Jo 17, 20-23
(da Missa pela Unidade dos Cristãos)

Nosso Senhor nos deu a glória que o Pai lhe deu... Mas a glória de Cristo é a CRUZ! A Cruz é o trono de glória do Senhor! Quando São João, em seu Evangelho, fala na glorificação do Filho do Homem, está falando da Cruz, de onde Ele, "elevado da terra" atrairá a todos e a todas as coisas a Si.
Esta, pois, é a glória que nos foi dada: a glória da cruz, único caminho pelo qual se pode chegar à glória do Céu.
Somente a cruz prova que somos verdadeiros discípulos de Cristo e marca-nos, por assim dizer, com o Seu selo.
Só abraçando a cruz com Cristo é que podemos ser um com Ele e com o Pai e seremos amados, ou melhor, nos deixaremos amar com o mesmo amor com que o Pai amou o Filho. A Cruz é a glória dada ao Filho pelo Pai e sinal de Seu amor. Se o Pai, pois, nos presenteia com a cruz, é porque ama-nos como amou ao Filho, com amor de predileção. Se não fosse assim, por que haveria de tratar-nos como tratou a Seu Filho amado?
Abraçando a cruz, identificamo-nos plenamente com a Vontade de Deus. Por isso, a cruz torna-se, para nós, sinal de unidade.
Tendo podido convencer o mundo por quaisquer outros meios, Nosso Senhor preferiu a Cruz. Nada de prodígios, de grandes milagres, de curas portentosas ou um grande triunfo ao som de trombetas e de aclamações dos coros dos anjos. Apenas o (aparente) fracasso da Cruz...
Na Cruz, portanto, é que chegaremos à unidade: com Deus, conosco mesmos e com os mais próximos. E também por ela, a Cruz, é que chegaremos à unidade perfeita e tão desejada pelo Senhor, a unidade de todos os cristãos entre si, sob Pedro, na única Igreja de Cristo, a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...