quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Aparecerão lobos ferozes, que não pouparão o rebanho"

VII Semana do Tempo Pascal, quarta-feira
Jo 17, 11-19


O apóstolo Paulo, ao despedir-se dos efésios (At 20, 28-38), avisa-os que, depois de sua partida, "aparecerão lobos ferozes que não pouparão o rebanho" e "homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si".
Não só na Igreja de Éfeso, mas em todos os lugares onde a Igreja de Jesus Cristo plantou suas raízes e anunciou o Evangelho, os discípulos do Senhor sofreram ataques, perseguição e morte. Não só naquele tempo, mas em todos os tempos desde que a Igreja nasceu do lado aberto de Cristo na cruz, até hoje.
E os ataques não vêm só de fora, mas também e mais dolorosamente da parte daqueles que se diziam (dizem) seguidores de Jesus e obedientes à doutrina que lhes fora transmitida pelos apóstolos.
Porque muitos há que, estando na Igreja, promovem a divisão e introduzem "doutrinas perversas", a fim de fazer perder os filhos de Deus: esses são os filhos das trevas, que rejeitam a Luz que veio ao mundo, Jesus Cristo, nosso Senhor, para que não se manifeste que suas obras são más (cf. Jo 3, 19-20) e que eles são filhos do diabo e fazem as obras de seu pai, que é mentiroso e homicida desde o princípio (cf. Jo 8, 44).
Por isso, o Senhor, antes de passar deste mundo para o Pai, pede-Lhe que nos guarde, a nós, que.somos a Sua Igreja, para que não nos percamos e para que sejamos um em Cristo, como Ele e o Pai são um, conservando a unidade. Pois deve haver "um só rebanho e um só Pastor" (cf. Jo 10, 16), Jesus Cristo, Senhor nosso.
Mas é preciso que estejamos preparados. A unidade virá, mas a Igreja precisa, antes, sofrer a sua paixão, tal como seu Senhor, para ser "consagrada na verdade". E há de sofrê-la, em todos os seus membros. Pois o mundo nos rejeita e nos traz aflições. E o Senhor não pediu ao Pai que nos tirasse do mundo, mas, sim, que nos guardasse do Maligno. Ele mesmo, porém, já nos havia dito: "tende confiança, Eu venci o mundo" (Jo 16, 33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...