segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Credes agora? Eis que vem a hora em que vos dispersareis..."

VII Semana do Tempo Pascal, segunda-feira
Jo 16, 29-33
Os discípulos mostram-se pretensiosos: ouviram as palavras de Jesus sobre a Sua volta ao Pai, não compreenderam inteiramente o seu alcance e pensam já possuir uma fé plena e amadurecida.
Mas o Senhor os adverte que a sua fé será provada - quando Ele, Jesus, for preso, sofrer e morrer na cruz diante de seus olhos estarrecidos e aterrorizados - e que, nessa hora, eles se mostrarão fracos, "homens de pouca fé", e O abandonarão, deixando-O só.
Apontando para um horizonte mais além, Jesus avisa aos discípulos que, no mundo, sempre terão sofrimentos e provas. Eles, que estão no mundo mas não pertencem ao mundo, devem sofrer a "sua paixão", tal como seu Mestre e Senhor. Mas, permanecendo nEle, em Seu Amor, e guardando a Sua Palavra, serão vencedores do mundo, assim como Jesus é o vencedor do mundo.
A nós, sucede o mesmo que aos discípulos. Sempre pensamos compreender tudo, estar "no controle da situação". Presumimos ter uma fé madura e consciente, sempre que estamos tranquilos. Mas quando Jesus nos visita e prova a nossa fé, permitindo que tenhamos tribulações da parte do mundo e soframos um pouco, fugimos da cruz que Ele nos oferece com tanto amor, nos dispersamos e deixamos só a nosso Senhor.
Reconheçamos, com humildade, que a nossa fé é pequena e fraca, infantil mesmo, para que o Senhor, pelo Espírito Santo, nos aumente e amadureça a fé. Então, quando chegar a hora da cruz, ela já não pesará tanto. Terá o peso do amor. E seremos, em Jesus Cristo, vencedores do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...