terça-feira, 15 de maio de 2012

"É bom para vós que Eu parta"

VI Semana do Tempo Pascal, terça-feira
Jo 16, 5-11
O Senhor, reunido com os discípulos na Última Ceia, prepara-os para os próximos acontecimentos. Pois Ele ressuscitará, mas eles, não sabendo disso (porque não haviam compreendido o que Jesus lhes dissera a respeito da ressurreição), precisarão primeiro suportar o escândalo de Seu sofrimento e de Sua morte na cruz.
Jesus vai partir, vai passar deste mundo para o Pai. Os discípulos, que deverão vê-lO passar primeiro pela cruz, depois também hão de vê-lO passar para o Céu na Ascensão. E o Senhor não mais estará fisicamente presente entre eles (ainda que até hoje permaneça conosco, conforme a Sua promessa, todos os dias até o fim do mundo, tanto espiritualmente quanto sacramentalmente, pela Eucaristia).
Mas era preciso que Jesus partisse, para que a Sua Humanidade não nos limitasse e o Espírito Santo pudesse vir para nos impulsionar a fazermos a nossa páscoa, a nossa passagem deste mundo para o Pai. Pois para isso fomos criados.
Jesus foi preparar-nos um lugar na casa do Pai; nós, guiados pelo Espírito Santo, unidos à Igreja, "caminhamos nas estradas do mundo rumo ao Céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto" ao Senhor no Seu Reino.
E o Espírito Santo, que fala na Igreja e por meio dela, anuncia sem cessar ao mundo: que o adversário, o diabo, já foi condenado; que Jesus, por Sua Paixão, Morte e Ressurreição, cumpriu "toda a justiça" e, tendo vencido o antigo inimigo, foi glorificado junto do Pai; e que é preciso crer em Jesus Cristo e guardar a Sua Palavra, a fim de permanecer no Seu Amor e morrer para o pecado. 
Hoje, pois, quando ouvirmos a voz do Espírito que nos fala pela Igreja, não fechemos o nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...