segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Não fostes vós que Me escolhestes"

VI Semana do Tempo Pascal, segunda-feira
Festa de São Matias, apóstolo
Jo 15, 9-17


Jesus nos ama do mesmo modo como é amado pelo Pai. O vínculo de amor que une o Pai e o Filho, Ele o estende a nós. E revela que a união de vontades entre Ele e o Pai ("eu guardei os mandamentos do meu Pai...") é o que mantém esse vínculo ("... e permaneço no Seu Amor"). Portanto, se fizermos o mesmo, unindo a nossa vontade com a Sua Vontade ("... se guardardes os meus mandamentos..."), estaremos ligados a Ele, Jesus, do mesmo modo que o Senhor está ligado ao Pai ("... permanecereis no meu amor").
Essa união íntima e estreita, essa identificação total de nosso ser com Jesus, o Verbo feito carne, e com o Pai, pelo Amor, é, em primeiro lugar, uma escolha divina, uma eleição de Deus, não nossa: "não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi". Feito o chamado a viver e permanecer em Seu Amor, Jesus espera a nossa resposta. Aceitar o Seu Amor só pode significar uma coisa: amar em resposta, unindo a nossa vontade à dEle e, por meio de Cristo, à Vontade do Pai.
E o Amor de Deus, que habitará em nossos corações, também nos levará ao amor dos irmãos, pois o Amor que une o Pai e o Filho e se estende a nós deve propagar-se para formar a Comunidade de Amor, a Igreja.
Unidos ao Pai, pelo Filho, no Amor, não poderemos querer nada contrário à Vontade de Deus e, nEle, teremos tudo e tudo nos será concedido.


São Matias, conforme o livro dos Atos dos Apóstolos, foi o escolhido para ser apóstolo no lugar de Judas, de modo que o número dos apóstolos permanecesse sendo doze (pois os apóstolos são os patriarcas do novo Povo de Deus, como os doze filhos de Jacó no Antigo Testamento eram os "pais" das doze tribos de Israel). Em At 1, 15-26 lemos a narração dessa escolha. José Barsabás e Matias conviveram com o Senhor desde o batismo de João até a Ascensão e foram testemunhas da ressurreição de Jesus. A escolha divina recaiu sobre Matias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...