terça-feira, 15 de julho de 2014

"AI DE TI!"

XV Semana do Tempo Comum, terça-feira
Memória de São Boaventura, bispo e doutor da Igreja
Mt 11, 20-24

Dura é a censura do Senhor a respeito das cidades nas quais passara mais tempo e realizara a maior parte dos Seus milagres. O Senhor adverte o povo das três cidades - Corazim, Betsaida e Cafarnaum - quanto à incredulidade e à dureza de seus corações. Viram as maravilhas de Deus; mas, ainda assim, não quiseram converter-se, mostrando sinais de penitência e arrependendo-se de seus pecados.
A repreensão de Jesus a essas três cidades deve servir-nos de alerta. Pois também nós, diariamente, em nossas vidas e nas vidas dos demais, dos pequenos aos grandes acontecimentos, testemunhamos as maravilhas que Deus faz em nosso favor.
Ouçamos, pois, as palavras de Nosso Senhor e apliquemo-las para nós. Convertamo-nos, como não o fizeram Corazim e Betsaida, e façamos penitência, para mostrar a Deus o arrependimento por nossos muitos pecados. Humilhemo-nos e rebaixemo-nos sob a mão poderosa de Deus para que Ele, o Senhor, nos exalte e nos erga até o Céu. Deixemos de lado a dureza de nossos corações e reconheçamos os benefícios que todos os dias recebemos da Misericórdia Divina, para que não sejamos tratados com o rigor que merecemos e não venhamos a receber de Deus o justo castigo por nossas faltas.
Mas, para além da dureza das palavras de Jesus, um detalhe a mais neste texto quase passa desapercebido e merece atenção: Nosso Senhor faz uma repreensão, dura e justa, mas não vai além dela. Poderia, como castigo, ter derramado a Sua ira sobre as três cidades, destruindo-as. Seria justo. Mas Ele não o faz. Limita-se a repreendê-las, a censurá-las e a acenar com o rigor do julgamento e do castigo no fim dos tempos.
É que a repreensão de Jesus tem uma só finalidade: levar aquele povo à conversão. Pois Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva.
Justamente em sua dureza e indignação, estas palavras de censura do Senhor nos revelam o Seu Amor Misericordioso, que deseja salvar a todos os homens. Deus repreende aqueles que ama, para que se convertam e encontrem o caminho da salvação, por meio do arrependimento. Por trás das palavras ameaçadoras e terríveis, Jesus está exortando a crerem nEle e se converterem, para que sejam salvos por Ele.
Vendo isto, não esperemos pelo dia do julgamento. Invocai o Senhor enquanto está perto, buscai-O enquanto se pode achar. Jesus nos repreende para que nos convertamos e nos decidamos a amá-lO e a segui-lO enquanto ainda temos tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...