terça-feira, 1 de julho de 2014

"Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!"

XIII Semana do Tempo Comum, terça-feira
Mt 8, 23-27

Acaso o Senhor não sabe que "estamos perecendo"? Pode o Senhor ignorar a tempestade que ameaça a Sua Barca? Acaso é alheia ao Senhor a aflição dos Seus, daqueles pelos quais deu a Sua própria vida e pelos quais a retomou?

Os ventos e o mar estão a serviço do Senhor e Ele está em Sua Barca. Não está ausente. Não nos abandonou. Se dorme, isso não importa, pois, mesmo dormindo, o Senhor vela por Sua Igreja. O Senhor é Deus e nada lhe é impossível. Ele governa tudo e tudo dispõe em Sua Providência. Mesmo as menores coisas, os menores detalhes do cotidiano de cada uma das pessoas que vive sobre a terra necessitam de Seu querer ou de Sua permissão. Nem mesmo uma folha pode cair de uma árvore sem que Ele o queira ou, pelo menos, o permita.

Podemos, pois, ter a confiança no Senhor e a certeza, a partir da garantia que Ele mesmo deu - "as portas do inferno não prevalecerão" - que a Barca da Igreja pode ser coberta pelas ondas, de tempos em tempos, e enfrentar a mais feroz tempestade, mas chegará ao seu destino final, ao porto desejado - o Reino dos Céus - levando consigo os muitos filhos que gerou para Deus no Sangue de Cristo, em todos os séculos.

A pergunta que cabe a cada um de nós, portanto, não é se a Igreja passará por todas as provações e vencerá, na paixão pela qual sofre como o seu Senhor, antes de chegar à glória definitiva com Ele.  Pois a Igreja, em Cristo, já é vencedora e será glorificada.

A questão que sempre se deve fazer presente em nosso exame de consciência diante do Senhor é se nós estamos e estaremos na Barca da Igreja, fieis em meio às tribulações e provações, e se permaneceremos firmes nela, mesmo em meio às muitas e ferozes tempestades pelas quais a Igreja passou, passa e deverá ainda passar, para merecermos chegar, nela e por meio dela, à glória do Reino de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...